
Durante o 8M Feminista o SINASEFE/MS apoiou diversas ações pelo estado de Mato Grosso do Sul.
Pela manhã, as mulheres do IFMS campus Corumbá foram recebidas com um café da manhã no espaço aberto da copa. Em conjunto com a diretoria do sindicato presente, dialogaram sobre a importância do Dia Internacional de Luta das Mulheres. Em Campo Grande, capital do estado, o SINASEFE/MS participou pela manhã da manifestação realizada na Avenida Afonso Pena com a 14 de Julho. No fim da tarde, a partir das 16h, as mulheres se reuniram na Praça Antônio João em Dourados, a manifestação seguida de um Sarau Feminista durou até as 20h.
Galeria de fotos do #8M2022
O SINASEFE/MS parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia de luta e se coloca como aliado para a construção de uma sociedade mais igualitária. Para Shirley Araújo, mulher, servidora pública e sindicalista, a data representa um longo caminho ainda a ser percorrido.
“Nós mulheres sindicalistas somos respeitadas por nossos pares, mas temos muito mais dificuldades na luta, pois ainda não temos o mesmo respeito dos dirigentes e do patronato. E nossa luta é muito maior ainda, se contarmos que além de defender a classe, também temos que nos defender algumas vezes até mesmo perante nossos colegas que sempre vão comparar o discurso da mulher sindicalista com discursos feministas. Não sabem eles que a maioria da enorme gama de direitos conquistados graças aos movimentos feministas que eles tanto ridicularizam. Mas as mulheres resistem, elas lutam mesmo diante das maiores adversidades.”
E conclui trazendo a importância da luta sindical e feminista.
“E quando todas as mulheres se tornarem cientes da força que elas possuem, talvez consigamos realizar as mudanças necessárias e fazer deste país um lugar melhor para nossos filhos e netos.”
Precisamos lutar ainda mais para defendermos nossas vidas, pois temos um governo fascista, misógino, racista e LGBTfóbico. Todos os dias violências são praticadas e/ou incentivadas através de atos e discursos que reduzem mulheres a objetos, cometidas por “representantes do povo” e aplaudidas por seus seguidores.
Não bastasse isso tudo, depois das derrotas que tivemos nos últimos anos, como a PEC do Teto dos Gastos Públicos, a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, com o negacionismo do governo perante a pandemia, os diversos ataques aos indígenas, quilombolas, às instituições públicas, à natureza e os que dela dependem e a disparada dos preços que empobreceu mais a população já mais necessitada, ainda temos que lidar com governantes com propostas de desmonte dos serviços públicos.
No 8 de Março de 2022 o SINASEFE/MS esteve ao lado das Mulheres como aliado na luta pela garantia do serviço público de qualidade e por políticas públicas que diminuam as desigualdades de gênero.