Os estudantes Andressa Camargo Rocha, Isaias Valério Avila e Libni Alvarenga Vasques, membros da equipe GUARUAK, estão em Brasília – DF, para apresentar o projeto GUARUAK, as apresentações ocorreram no Centro Internacional de Convenções do Brasil durante a primeira Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica.

Projeto que nasceu em 2016 através do projeto de Iniciação Científica no Instituto Federal e Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Dourados. Com a missão de preservar línguas, fortalecer laços e culturas, eles lançaram o GUARUAK: tecnologias contemporâneas em defesa do guarani, o projeto é coordenado pela Profa. Dra. Carmem Silva Moretzsohn, coorientado pela Profa. Dra. Karina Kristiane Vicelli e pelo Prof. Me. Evandro Luís Souza Falleiros.

O projeto possui um site com um dicionário virtual (www.guaruak.com.br/) com traduções para 1231 termos na língua Guarani e 1776 termos na língua Terena, é possível ouvir a pronuncia diretamente no site.

A pesquisa, que vem sendo desenvolvida desde 2016, recebeu prêmios em feiras de pesquisa no Estado e em âmbito nacional, como na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC), quinta maior feira de tecnologia e ciência do Brasil e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

As turmas de estudantes que tocam o projeto se revezam anualmente. Assim, garantem a continuidade do projeto e a preservação deste patrimônio cultural. Mais informações: www.guaruak.com.br/ • @guaruak • facebook.com/guaruakofc