A conjuntura atual para as educadoras e as defensoras da Educação Pública está muito desfavorável. A realidade de abusos e perseguições se agudizou com Bolsonaro na Presidência da República.

Alinhando isso com tantos outros ataques, como os cortes orçamentários e as ameaças de demissão e privatização em vias de acontecer na Rede Federal com o Future-se, vemos um mercado no qual o papel das professoras tem se ampliado cada vez mais – assim como a cobrança sobre elas! – e, na contramão disso, os direitos da categoria são cada vez mais reduzidos e precarizados.

Daí o questionamento que surge para este 15 de outubro, Dia dos Professores, é: comemorar o que?

É justamente pela realidade lamentável que vivenciamos que 15 de outubro, para o SINASEFE, é dia de luta pela valorização da Educação e das educadoras!

Não é este tratamento que as mestras merecem e nosso sindicato nacional, como representante das professoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, seguirá nas lutas pelas correções das distorções da carreira; pelo aumento e recomposição salarial; contra a Reforma Administrativa; pela abertura de concursos públicos; por melhores condições de trabalho e de vida; dentre outros anseios e bandeiras que estendemos.

15 de outubro é dia de luta e de homenagear a profissão responsável por formar todas as outras profissões. Parabéns, professoras e professores!

O SINASEFE | MS parabeniza as professoras e professores em sua data, que o 15 de outubro represente o reconhecimento por essa profissão e a lembrança da necessidade da luta por uma educação emancipatória e transformadora.

Texto: SINASEFE Nacional

Ilustração: Alice Vasconcellos