Em nome da Direção do SINASEFE-MS e do Comando Estadual de Greve, viemos a público agradecer às filiadas e aos filiados, grevistas e apoiadores pelo empenho na luta da nossa categoria. Ficamos em greve por mais de 12 dias, em defesa da educação pública, contra o congelamento orçamentário do Governo Federal, que afeta nossa Instituição e nossas remunerações, e contra a intimidação praticada pela Gestão do IFMS que usou a IN54/2021 como frequente arma de desmobilização e desmoralização.

Temos consciência de que está em curso um projeto de destruição do Serviço Público Brasileiro, serviço essencial para o nosso povo. Em particular, na Rede Federal de Ensino os cortes passam de 7,2%, equivalente a 1.6 bilhões de reais de verbas para custeio e investimento dos IFs. A postura do CONIF, sobre a redução dos bloqueios do orçamento, que inicialmente eram de 14,5%, para nós, é constrangedora. Exigimos a recomposição plena do nosso orçamento, inclusive, que os investimentos retomem o patamar dos anos anteriores. É preciso enfrentar o governo. É preciso ir à luta!

Louvamos a indignação e a coragem do movimento paredista que, a despeito dos constantes ataques e ameaças, como corte de ponto, repressão ao movimento, dentre outras medidas antidemocráticas, mobilizou-se enquanto categoria demandando e exigindo o reajuste dos salários da nossa categoria e a recomposição total dos investimentos. Fizemos o nosso trabalho. Cumprimos a nossa tarefa.  

É importante destacar que o Termo de Acordo assinado, em sua totalidade, não contempla as demandas do SINASEFE-MS. Protocolamos a proposta, construída em conjunto com as bases, na qual solicitamos: 1) Que não houvesse o corte de ponto até o dia 10 de junho dos servidores que aderiram à greve; 2) Que a reposição se desse por meio do trabalho acumulado, como ocorrido nas greves anteriores; e, por fim, 3) que a reposição por trabalho acumulado ocorresse mediante a apresentação de um plano, entre chefia e chefiado, mediado pela gestão sindical. Garantimos que os nossos servidores não tivessem o seu ponto cortado, o que compreendemos como uma vitória do direito à greve, porém, sobre a reposição do trabalho acumulado, enfrentamos uma derrota, por parte da reitoria, que se valeu da IN54 para defender a reposição por horas.    

A nossa luta sempre foi por todos os servidores. Tanto daquele que apoiou e fez greve, quanto daquele contrário. Os ganhos para a carreira alcançariam os servidores de dentro e de fora da gestão. Na nossa visão, a greve, apesar de breve, demonstrou que a solidariedade de classe, a luta coletiva e a organização do nosso sindicato são ferramentas necessárias para as lutas do presente e do futuro. 

O SINASEFE-MS agradece e se coloca à disposição, junto com a assessoria jurídica, para todos os servidores e servidoras que construíram o movimento paredista e lutaram ombro a ombro por um IFMS com condições de trabalho digna para os servidores e servidoras. Filiados ou não, estamos de prontidão para acompanhar qualquer dificuldade nesse processo de negociação de reposição entre os servidores e suas chefias. Por fim, é preciso lembrar que já tivemos greve sem ganhos, mas nunca tivemos ganhos sem greve!  


Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional
SINASEFE – Seção Sindical de Mato Grosso do Sul
Fundado em 02/06/2012
CNPJ: 20.369.205/0001-56
E-mail: diretoria@sinasefems.org
Compartilhe nas suas Redes Sociais!