O curso organizado a coordenação do Diretor de Formação Sindical, Leonardo Reis (IFMS), tendo como objetivo debater os temas necessários para a luta sindical no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O curso ocorrerá durante todo o dia 26 de fevereiro, sábado, e contará com a presença de docentes do Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Fluminense, Instituto Federal do Rio de Janeiro e Instituto Federal de São Paulo*.

Confira a Programação:

Manhã
9H – Sindicalismo no século XXI: a desconstrução do trabalho e a crise do sindicalismo no século XXI
Com a convidada: Amália Leites | IFC
10H – Educação pública e avanço do capital: reflexos na rede federal de educação
Com o convidado: Gabriel Rodrigues Daumas Marques | IFF

Tarde
14H – Estrutura sindical do Sinasefe e a sua história
Com o convidado: Michelangelo Torres | IFRJ
15H – Concepção sindical classista: relação entre classes e Estado
Com o convidado: Valério Arcary | IFSP

O curso oferecerá certificado de participação com carga horária de 04 horas na modalidade extensão.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas através do link www.sinasefems.org/curso e ficam abertas até o dia 24 de fevereiro.
O curso é aberto a toda a comunidade, filiados e pessoas interessadas nos temas abordados. O SINASEFE-MS enviará até o dia 25 de fevereiro um e-mail a todos com explicações sobre o acesso à plataforma.

*O professor Valério Arcary é aposentado do IFSP.


Conheça mais os convidados

Amália Leites | IFC
Doutora em Letras, área de concentração Estudos Literários, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola e respectivas literaturas, pela Universidade da Região da Campanha (2006) e Mestrado em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (2013).

Gabriel Rodrigues Daumas Marques | IFF
Licenciado em Educação Física pela UFRJ (2007); Especialista em Educação Física Escolar pelo Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica da UFRJ (2009); Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ (2011); Autor do livro “Botafogo, uma Paixão Além do Trivial”. Atualmente é Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense.

Michelangelo Torres | IFRJ
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), área de Sociologia do Trabalho. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Sociologia pela mesma instituição, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Coordenador Geral do SINTIFRJ (biênio 2017-18 e 2019-2020) e atualmente é membro da Direção Nacional do SINASEFE (Secretário Adjunto de Comunicação). Trabalha com os temas Teoria Sociológica; Sociologia do Trabalho; Teoria das Organizações; Organização do Trabalho e Sindicalismo Docente; Educação Profissional; e Natureza, processos e condições do trabalho docente.

Valério Arcary | IFSP 
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor efetivo do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, pesquisando a história do marxismo e as revoluções do século XX.

Compartilhe nas suas Redes Sociais!