O Governo Federal sanciona hoje, sexta, reajuste de 9% para servidores públicos federais. A proposta de reajuste enviada pelo governo foi aprovada pelo Congresso Nacional na quarta. O novo percentual entrará no contracheque de maio, que será pago em junho, aos servidores federais.

A luta pelo reajuste se iniciou no começo deste ano, após Luiz Inácio Lula da Silva ser eleito presidente do Brasil. O governo anterior havia anunciado o reajuste apenas para servidores da PRF. Com o risco jurídico de ter que, posteriormente, pagar o mesmo reajuste à outras categorias, o ex-presidente voltou atrás, e não deu reajuste a ninguém. O mandato do ex-presidente foi o primeiro em 20 anos a não reajustar o salário dos servidores federais.

O reajuste aos servidores federais está sendo possível graças ao apelo e pressão das entidades sindicais para que o governo firmasse o compromisso de criar uma mesa de negociação permanente com a classe. Este é o reajuste “emergencial”.  Até agosto (quando fecha a PLOA), as entidades sindicais apresentarão proposta de reajuste e reestruturação de carreiras para 2024.

O reajuste e a valorização das carreiras federais é uma luta coletiva, e o SINASEFE-MS compreende que a participação de todos(as) é imprescindível. Todos os filiados fazem o sindicato. O sindicato somos todos nós.

Participem das discussões das carreiras e salários. Acompanhem as negociações com o governo federal aqui, em nosso site, e no site do SINASEFE NACIONAL.

 

Qualquer dúvida, sugestão, pode ser enviada ao e-mail: diretoria@sinasefems.org.br

Compartilhe nas suas Redes Sociais!