O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE-MS), vem a público manifestar sua preocupação com a série de ameaças de violência contra a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que culminou com a ameaça
debelada hoje na cidade de Coxim, em um dos nossos campi.

É lamentável que a reitoria do IFMS tenha adotado um caráter ex post facto em suas ações, ou seja, agindo somente após os eventos terem acontecido. Isso é inaceitável, principalmente em casos de ameaça à vida e integridade física das pessoas, uma vez que a letargia pode significar a perda de vidas.

O SINASEFE-MS denuncia a falta de um plano de ação claro quanto a ações de planejamento ao combate da violência por parte da reitoria, e reitera a necessidade de um plano de ação estruturado e permanente, incluindo um canal de comunicação direto da comunidade com os órgãos de investigação responsáveis. Para tanto é urgente que núcleos especializados como o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) sejam envolvidos no planejamento das ações de prevenção e combate à violência.

É preciso que fique claro à comunidade o planejamento de ações em parceria com órgãos de investigação como o Ministério Público e Polícias civil ou militar e seus respectivos aparatos de inteligência, visando interceptar possíveis crimes contra os campi. O Sinasefe protocolou mais uma vez um ofício cobrando a ação mais efetiva da reitoria, e aguarda um posicionamento concreto e urgente para garantir a segurança e bem-estar de toda a comunidade acadêmica do IFMS, lembrando que o clima de medo, desamparo e inação são também uma forma de estabelecer a violência simbólica contra a comunidade.

Vale ressaltar que os casos de violência são recorrentes no IFMS no último período, tais como racismo, xenofobia, assédio moral e sexual, misoginia, lgbtqia+fobia, além da formação de células nazistas, que cresceram exponencialmente nos últimos 4 anos em razão de governos de cunho fascista. Não podemos nos esquecer que tais governos foram tratados a pão-de-ló por muitos dos nossos gestores, que além do mais, se portam como inimigos da classe trabalhadora quando esta se levanta contra o ataque ao orçamento da instituição e na luta pela recomposição salarial.

Por fim, o Sinasefe reitera seu compromisso em lutar por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, e se coloca à disposição para colaborar com ações que visem proteger e garantir os direitos da comunidade acadêmica do IFMS. Nossa direção sindical, tal como nossa assessoria jurídica
estão em prontidão para atender quaisquer casos de violação dos direitos de nossa categoria.

Campo Grande-MS, 05 de abril de 2023.


Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional
SINASEFE – Seção Sindical de Mato Grosso do Sul
Fundado em 02/06/2012
CNPJ: 20.369.205/0001-56
E-mail: diretoria@sinasefems.org
Compartilhe nas suas Redes Sociais!