Seguindo o chamado da Direção Nacional do SINASEFE em conjunto com as centrais sindicais e movimentos de negritude o mote para 20 de novembro, dia da consciência negra foi “Fora Bolsonaro Racista!” chamando a atenção para a responsabilidade de Bolsonaro e seu governo, que, com sua política racista, mata o povo negro com a violência, a fome, a carestia, o desemprego.

Na capital, Campo Grande os manifestantes se reuniram no Centro durante o período da manhã, a concentração aconteceu na Praça Ary Coelho, de onde foi iniciada uma passeata.

Realizado nacionalmente, o movimento se repetiu em mais de 100 cidades. Na capital sul-mato-grossense, a estimativa da PM (Polícia Militar) é de ter reunidos 1 mil pessoas. Uma das participantes foi a coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul, Romilda Pizani. (Campo Grande News)

“Em defesa do serviço público, contra um governo racista, genocida e homofóbico. Neste dia foram lembrados homens e mulheres heróis do povo negro, como Zumbi dos Palmares, Candido Mariano, Dandara dos Palmares, Teresa de Benguela e tantos outros homens e mulheres negras, que ajudaram a construir e lutaram por justiça social, contra o racismo e pelo fim das desigualdades sociais, nós manifestantes fomos agredidos por um pequeno número de pessoas, principalmente aqueles que não aceitam e não toleram a democracia e que compactuam com o Governo [Bolsonaro], são apoiadores dos seus ideais racistas e homofóbicos, tanto que foram lançados ovos no carro de som, enquanto parte da população passa fome e não tem sequer ovos para comer. Mesmo com pequenos conflitos e tumultos não recuamos, e pudemos ver o apoio dos pedestres que passavam, levamos a mensagem de que não aceitaremos esse Governo genocida!” argumenta Tiago Thomaz de Assis, presidente da seção sindical do SINASEFE em Mato Grosso do Sul.

Em 2021, a data se passa durante crescentes mobilizações que denunciam a destruição dos serviços públicos (prevista na PEC 32/2020). Trabalhadoras e trabalhadores têm mostrado ostensivamente nas ruas os prejuízos que essa precarização provoca sobre o povo preto e pobre.

Na cidade de Três Lagos, interior do estado, o SINASEFE/MS também participou das manifestações do dia 20, o movimento unidade de ação composto por ativistas, coletivos e partidos contra a política fascista e genocida de Bolsonaro em Três Lagoas-MS. A mobilização ocorreu no período da manhã em frente a Feira Central da cidade.

A denúncia do governo racista de Bolsonaro e do genocídio negro, vai ecoar junto com a mensagem: nem bala, nem fome, nem COVID-19, o povo negro quer viver!

Compartilhe nas suas Redes Sociais!