Programação inclui palestras, oficinas, rodas de conversa e concurso de beleza negra. Todas as atividades são realizadas em ambiente virtual

Partindo da premissa de que o Brasil é um país estruturalmente racista, este fato por si só, experimentado por nós brasileiros no no cotidiano, serve como justificativa para que tornemos urgente um projeto de educação que vise combater o racismo, o que denominamos nos dias atuais de educação antirracista.

Considerando que o IFMS é uma instituição de educação e que a educação democrática não visa compactuar com o racismo, mas sim combate-lo, é missão do IFMS enquanto escola pública desenvolver ações antirracistas e contra qualquer tipo de preconceito étnico. Além da necessidade que advém da experiência cotidiana de uma sociedade racista, temos enquanto instituição há a obrigação legal de desenvolver uma educação antirracista, conforme previsto nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

O evento tem como objetivo superar a visão negativa construída da figura do negro ao longo de nossa história, refletindo sobre o seu papel na construção da história do Brasil, alterando a lógica eurocêntrica na produção de conhecimento e de cultura.

A XI Semana da Consciência Negra e Festival de Arte e Cultura: Educação, Arte e Cultura, Afro-brasileira e Indígena, envolverá diretamente dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Coordenações do Festival de Arte e Cultura dos campi: Ponta Porã, Dourados, Corumbá, Campo Grande, Naviraí e Nova Andradina. Além disso, o evento também contará na programação do dia 19, com a palestra de encerramento do 1º CONEG, que ocorre desde agosto de 2021 e é organizado pelo NEABI-PP. Entre os palestrantes convidados destacam-se lideranças e intelectuais negros, como lideranças quilombolas de Mato Grosso do Sul. O evento contará ainda com a participação de representantes do Poder Público (Subsecretaria para a Promoção da Igualdade Racial do MS).

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site https://www.even3.com.br/xsdcnefdaeceaecaei2021/

O evento será 100% online e haverá certificado aos participantes.

Compartilhe nas suas Redes Sociais!